Irreversible - Análise


Resultado de imagem para irreversibleHoje venci o meu preconceito em relação a filmes europeus e decidi ver Irréversible. Valeu a pena. Foi, sem dúvida alguma, um filme que me marcou fortemente.
Não é um filme nada fácil de ver, é inegável que nem todas as pessoas terão "estômago" para o fazer. É o filme mais duro, cruel e forte que já vi, quer seja pela nudez/cenas de sexo, quer pela extrema violência que retrata, ou até mesmo por planos que levam o espectador à tontura, movimentos de câmara que provocam mal estar.
Logo no início do filme, comecei a dar razão ao meu preconceito para com filmes europeus devido aos planos circulares que levam à tontura do espectador. "Têm a mania que querem fazer as coisas diferentes e acabam por deixar as pessoas com tonturas", pensei eu. No presente, levo o mal estar causado pelos planos como sendo intencional e até o considero genial. Leva o espectador a sentir-se como as personagens, dá ênfase à confusão que sentem.
O filme é principalmente conhecido por uma cena de violação extremamente realista. É o retrato mais cru que já vi do ato. São 10 intermináveis minutos de cena que deixam o espectador inevitavelmente desconfortável e perturbado. Foi, sem dúvida, a cena que mais me marcou.
Em Irreversible, a história é contada de forma inversa, o que enriquece muito o filme.
Caso a história fosse contada seguindo a normal cronologia dos acontecimentos, não passaria do relato da vida de um casal e da violação da mulher. Mas Irreversible não acaba com uma violação, começa com ela e deixa-nos a refletir sobre ela até ao fim do filme. É um filme cheio de cenas fortes que nos deixam curiosos para saber como foram desencadedas. O facto de a história ser contada de forma inversa não só a enriquece, como permite passar uma mensagem de forma muito estruturada.
Para além da crueza com a qual trata a violência, o filme merece pontos pela naturalidade com a qual trata nudez e sexo. Não são cenas de nudez/sexo gratiutos, são cenas naturais, belas.
Reconheço que não é um filme para qualquer pessoa, há cenas muito violentas que compreendo que nem todos consigam aguentar. Aconselho-o a quem procure ser fortemente marcado por uma história extremamente realista (não esquecendo que há realidades que nem todos conseguem aguentar).
Dou-lhe classificação 9/10.

Comentários

Mensagens populares